quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Currículos: Carisa Marcelino

Iniciou os estudos de acordeão aos 10 anos de idade no Conservatório Regional de Castelo Branco, onde estudou com o professor Paulo Jorge Ferreira. Participou em diversas masterclasses de acordeão, nomeadamente com Peter Soave, Vladimir Zubitsky, Oleg Sharov, Viatcheslav Semionov, Cláudio Jacomucci, Paulo Jorge Ferreira, Vojin Vasovic e Mika Väyrynen.
.
Desde muito cedo que participa em concursos nacionais e internacionais: obteve o 2º lugar no Concurso Ibérico em 1997, o 1º lugar no Concurso Nacional em 2001 e também o 1º lugar no Iº Concurso de Acordeão de Castelo Branco, realizado no ano de 2007. Participou três vezes na Coupe Mondiale de Acordeão: em Londres (Inglaterra) onde obteve 9º lugar, em Copenhaga (Dinamarca) o 10º lugar e, mais recentemente em 2005, o 5º lugar na categoria Senior Concerto em Castelo Branco (Portugal).
.
Ao longo da sua carreira de música de câmara tem formado diversos grupos, como o (Des)Concertante Trio (clarinete, violoncelo e acordeão) e o Duo Flubayan (flauta e acordeão), com o qual conquistou o 2º lugar no Iº Concurso de Acordeão de Castelo Branco e o 3º lugar na Coupe Mondiale de Acordeão, realizado na Noruega. Com o (Des)Concertante Trio obteve o 2º Prémio nas 19ª e 20ª edições do Prémio Jovens Músicos da RDP em 2005 e 2006, tendo estreado obras dos compositores Sérgio Azevedo – Concertino (2005), Carlos Marques – (Des)Concertante (2005), Paulo Jorge Ferreira – Triopus (2005) e Carlos Marecos – O Medo do Ritmo Branco (2006). Em Junho de 2006 foi laureado no Concorsi Internazionali di Musica della Val Tidone (Itália) na categoria de música de câmara “Contessa Tina Orsi Anguissola Scotti” com o 2º lugar. A originalidade deste trio suscitou o interesse do presidente do júri, o compositor Andrea Talmelli, pela inovação no repertório de música de câmara, propondo a composição de uma peça de sua autoria para ser estreada pelo (Des)Concertante Trio durante o presente ano. Em Outubro de 2006 obteve o 1º prémio na Coupe Mondiale de Acordeão na categoria de música de câmara, que se realizou na Noruega em Asker.
Além da sua carreira solística e camerística, também alargou o seu trabalho com orquestra, tendo tido oportunidade de trabalhar com a Orquestra Nacional do Porto em Abril de 2007, sob a direcção do maestro Martin Andre e também com a Sinfonietta de Lisboa no mês de Setembro, trabalhando com o maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Terminou a licenciatura de acordeão em 2007 na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, instituição onde, enquanto aluna, recebeu várias distinções de mérito.

Actualmente é docente na Escola de Artes da Bairrada, Academia de Música Basto, Academia S. Pio X de Vila do Conde, Conservatório de Música da Covilhã e Conservatório de Música de S. José da Guarda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns por todo este currículo e por todos estes prémios....É uma excelente professora!
Beijinhos de Patrícia (Celorico de Basto)

Espero que tenha umas excelentes férias cheias de música....